domingo, 31 de julho de 2011

TEXTO ORADOR DA TURMA

DISCURSO FORMATURA TURMA 2011/1 UNIASSELVI/IERGS – ORADOR TURMA

Excelentíssimo presidente da mesa e demais membros aqui já nominados, Boa Noite.
Antes de tudo quero agradecer a confiança pela escolha de meus colegas para que eu os representasse. É com imenso orgulho que cumpro o papel a mim designado.
 Hoje é uma noite muito especial para todos nós. É com muita satisfação que comemoramos essa conquista, como dizia Fernando Pessoa: "Somos do tamanho de nossos sonhos"... E estamos agora realizando um deles.
Ilustres colegas, Tecnólogos. Acredito que parte do nosso diferencial está na forma como nos relacionamos. Pensando nisso foi que lembrei que essa diferença começou muito cedo, nas nossas casas, pois, os nossos primeiros e eternos educadores são os nossos pais, que nos ensinaram os valores que moldaram o nosso caráter e nossa personalidade.
 Essas turmas senhores, são turmas de alunos audaciosos, de personalidades distintas e marcantes, que precisaram superar as barreiras da distância entre as cidades, ônibus lotados, trânsito caótico, noites maldormidas, horas-extras no trabalho e que, por diversas vezes, necessitaram contar com a compreensão e o bom senso dos nossos mestres, maridos, esposas, filhos. Cada um com sua particularidade, mas todos com o mesmo objetivo – Investir em sua preparação profissional.
Percorremos o caminho da gestão de pessoas, onde pudemos valorizar o potencial de transformação do capital humano. Aprendemos no mundo das finanças a perceber a sutileza da Administração Financeira e as ferramentas que compõem este universo. Mergulhamos no mundo do marketing, descobrindo grandes talentos e entendendo a responsabilidade de suas aplicações. Passando por processos produtivos da Administração da Produção. Planejamos estratégias de operações, desde a logística até a administração de sistemas de informação passando ainda pelo conhecimento da Legislação e Planejamento Tributário... Chegamos ao oásis da gestão contemporânea, onde aplicamos todo conhecimento adquirido em um projeto pautado no cuidado com a preservação do meio ambiente, com base nas Políticas Públicas Ambientais.
 E assim, fomos emergindo em mundos onde cada empresa tem seu diferencial, cada colega uma visão distinta, cada assunto um somatório de conhecimento.
Além de nos tornar bons gestores e honrar nosso juramento, lembramos aqui hoje, que não estamos competindo com bacharéis em administração. Estamos sim nos graduando como profissionais, oriundos de um novo conceito de educação, amparados pelo Decreto 5.154 de julho de 2004.

Estamos aqui para somar e não para dividir.

Citando Bertold Brecht

“Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Mas, há aqueles que lutam por toda vida. Estes são os imprescendíveis”

Uma boa noite a todos.
Marcelo Jarzynka Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário